Preciso de um consultor de SEO ?

Preciso de um consultor de SEO ?

Enquanto consultor de sistemas de informação e gestão, nos dias de hoje a importância de uma presença sólida e efetiva na Internet é importantíssimo.

Não ter um website institucional é a mesma coisa do que não ter um telefone ou um email para contatar.
Se temos uma empresa e um negócio, queremos que este esteja com a maior visibilidade possível e a Internet é um meio que toda a gente usa.

Estive a analisar este meu blog numa das ferramentas que mais gosto de usar, o Google Analytics.
Esta é uma ferramenta de extrema utilidade para uma estratégia de SEO, aquela que devemos seguir para uma boa optimização dos nossos sites e blogs nos motores de busca.

Este meu Post foi então motivado pela analise de pesquisas que as pessoas fazem e aí chegam ao meu blog.
Pude verificar que muitos que aqui chegaram e obrigado para si que chegou ao blog desta forma e ainda por cima se deu ao trabalho de clicar, foi pela pesquisa no Google por consultor SEO.

Muito bom sinal ! É sinal que as pessoas, empresários e até gestores já se deram conta da importância de uma estratégia de SEO.

Nesta mesma pesquisa, verifiquei também que há muita promoção sobre este assunto que quanto a mim, é uma forma menos séria de se abordar este tema.
Como uma boa estratégia de marketing, o SEO ( Search Engine Optimizer ) tem de ter um plano e deve ser consistente. Deve defender uma ideia, mensagem e até posicionamento seja de um produto, marca ou serviço.

Não existem almoços grátis como alguém diz.

Nas redes sociais por exemplo, local onde somos bombardeados com publicidade sem o dizer que o é (vejamos o artigo 13), muito se promove os “likes” e seguidores fáceis.
Basta pagar a uma empresa guru para que isto aconteça o que não é de todo uma verdade.

“Um consultor SEO fará com que o website da sua empresa esteja mais visível nos motores de pesquisa.” – Já li eu por aí.

Permito-me dizer que um consultor ajudará na estratégia de SEO utilizando algumas ferramentas (já falei numa delas para monitorizar), orientando os conteúdos e até registando e fazendo algum trabalho nas redes sociais mas como em tudo, não há uma varinha mágica para o ranking de um website nos motores de busca.

Nem mesmo a pagar publicidade por exemplo no Google é uma garantia de um bom posicionamento nos motores de busca.
Em tempos e num dos meus percursos profissionais, o diretor de negócio irritava-se porque tinha pago Google Ads e quando pesquisava no motor de busca, o site não estava em primeiro.

Mais uma vez tudo isto faz parte de uma estratégia de imagem, marketing e fundamentalmente de conteúdo.

O conteúdo é a chave principal do SEO.

Nos últimos tempos, muito se fala em Marketing de conteúdo mas este não pode ser feito por quem não conhece o negócio ou a área onde estamos a trabalhar.
O Google por exemplo, tem um “apetite” por conteúdo novo e original, é um voraz no que diz respeito ao que de novo se fala sobre um determinado assunto pelo que na minha opinião, um consultor de SEO pode ajudar mas não resolve todas as questões.

Vejamos por exemplo o assunto Software de Gestão (área que tenho como sabe) um especial carinho 😊
Como um tal consultor de SEO ou uma empresa de promoção de websites vai criar conteúdo sobre este assunto se não o conhece ?

O conteúdo é de dentro para fora.
As empresas; os gestores; os negócios tem de gerar conteúdo interessante mas que seja lido e seja cativador.

Federação Portuguesa de Futebol

Tem de motivar a leitura e o consumo de conteúdo das pessoas.
A Internet são pessoas e as empresas também – frase eleita por mim para este ano de 2019.

Obrigado por ler.

Partilhe este Conteudo:

Os comentários estão fechados.